É cego, mas pode andar de bicicleta se guiando pelo som de sua boca
Como se fosse um personagem de desenho animado, Daniel Kish é capaz de montar na sua bike ou se mover pela cidade sem bengala, apesar de ser completamente cego. Quando tinha 13 meses de idade, Kish perdeu a visão de ambos os olhos devido a um câncer de retina, mas isto não foi impedimento. Sua curiosidade levou-lhe a experimentar novas formas de se localizar no espaço guiado pelo som, tal e qual fazem os morcegos.
Graças aos estgalidos agudos provocados por sua língua, Daniel é capaz de perceber o eco dos objetos a seu ao redor, determinando sua posição com respeito a eles. Seu sistema é tão efetivo que não só lhe permite se mover com normalidade, senão também esquivar de objetos em movimento.
Os pesquisadores acham que a ecolocalização produz imagens similares à visão no cérebro, o que permite aos cegos trascender as limitações que a sociedade lhes impõe devido a sua deficiência. Porque, como ele bem assinala, as impressões negativas sobre a cegueira e o que os cegos podem ou não fazer, são mais limitantes que o fato de não poder ver.
Atualmente Daniel trabalha como especialista em navegação perceptual, ensinando outros cegos a se deslocar usando a ecolocalização em seu dia a dia. Esta habilidade lhes permite fazer coisas até agora incríveis, como reconhecer um edifício a 300 metros, deslocar pela montanha, andar de bicicleta e "ver" em completa escuridão.
Não perca sua amena e divertida palestra TED, em que explica, com todo luxo de detalhes, como funciona a ecolocalização. Lembrem também que aqueles usuários com dispositivos Apple, precisam ativar a legenda manualmente no seguinte vídeo.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!