Estudante inventa bomba hidráulica que funciona sem energia elétrica

LuisaoCS

Estudante inventa bomba hidráulica que funciona sem energia elétrica

Com a experiência de ter nascido em um povoado dedicado principalmente à agricultura, Pratap Thapa inventou a "bomba Barsha", capaz de regar até três hectares sem necessidade de energia elétrica ou combustível, ecológica e eficiente graças à energia hidráulica.

Thapa, licenciado em Ciência pela Universidade Técnica de Delft (Países Baixos), desenhou a bomba junto à empresa holandesa aQysta. O sistema consiste em uma roda hidráulica simples de instalar sobre uma plataforma flutuante em um rio do qual aproveita a energia cinética e potencial produzida pela correnteza para bombear a água através de mangueiras até uma altura de uns 25 metros.


Estudante inventa bomba hidráulica que funciona sem energia elétrica

Outro dos aspectos mais importantes da bomba Barsha é que, a nível ambiental, para seu funcionamento não precisa nenhum tipo de combustível nem de energia elétrica, o que supõe uma grande economia.

Esta bomba pode regar entre 0,5 e 3 hectares com 45.000 litros diários, ainda que estes números podem variar dependendo da potência do volume do rio e da altura de bombeamento.

Este invento recebeu o primeiro prêmio da Climate-KIC em 2014, uma iniciativa da União Européia sobre mudança climática que busca a cooperação público-privada para a inovação orientada a mitigar a mudança climática e se adaptar ao mesmo. Atualmente existem 35 bombas Barsha em funcionamento em distinos países do mundo, entre eles Nepal, Indonésia, Turquia, Zâmbia e Espanha.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!