Uma bomba de chuva registrada em vídeo
A Mãe Natureza nunca deixa de nos surpreender. Quando você acha já viu todas as coisas legais, estranhas e maravilhosas, ela tira uma novidade da manga. Na verdade eu conheço um fenômeno semelhante que é muito comum nas regiões serranas, chamado bomba-d'água, quando uma nuvem baixa carregada impacta contra algum escarpado e a dispersão da água sai levando tudo o que encontra pela frente, mas o evento mostrado neste vídeo tem algumas diferenças.
No verão passado, o fotógrafo e caçador da tempestade Bryan Snyder estava fazendo alguns fotos com longa exposição à distância de uma tempestade em Tuscon, Arizona, quando capturou a ocorrência de uma-vez-na-vida. A chuva simplesmente caiu sobre a cidade, parecia uma "bomba de chuva" dispersando por toda a área abaixo.
O que Snyder observou é tecnicamente conhecido como "microburst", e ocorre quando uma coluna de ar frio de repente mergulha rapidamente pelo meio da tempestade. O impacto desta coluna de ar e chuva batendo no chão e consequente dispersão pode resultar em velocidades de vento temporárias de até 240 km/h.
Notícias relacionadas:
Comentários
Esse fenômeno aconteceu a coisa de 10 dias na cidade de Campinas (interior de São Paulo), fez um belo estrago!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!