Querem repovoar a Europa com elefantes... e não é nenhuma loucura

LuisaoCS

Querem repovoar a Europa com elefantes... e não é nenhuma loucura

Isto foi proposto pelo conservacionista Ole Sommer Bach e outros colegas de profissão do Zoológico Randers Rainforest, ainda que não foram levados a sério pela comunidade de especialistas.

Mais concretamente, a ideia desta comunidade é a repovoação do elefante asiático na Europa e outras zonas da América. Territórios que, por incrível que pareça, no passado também foram habitat destes animais.

Portanto, o objetivo final destes ecologistas com esta medida não é outro que retroceder o relógio do ecossistema 13.000 anos, um tempo que para nós pode parecer enorme, mas que para os ciclos da natureza não são mais que um respiro.


A repovoação dos grandes mamíferos

Querem repovoar a Europa com elefantes... e não é nenhuma loucura

A repovoação é um termo que se refere amplamente à devolução do antigo esplendor a certas zonas silvestres, incluindo a reintrodução de grandes e pequenos mamíferos. Uma ideia que, durante os últimos anos, se tornou em uma ambiciosa estratégia de conservação.

Na visão desta comunidade de ecologistas, as planícies da América do Norte e Europa se transformariam no novo lar de espécies selvagens como o leão, o guepardo ou o elefante.

Atualmente, a megafauna que resta no planeta se limita em grande parte a África e Ásia. No entanto, durante o Pleistoceno todos os continentes estavam povoados de enormes mamíferos, como as diversas espécies de elefantes que vagavam pela América do Norte e Europa.

Efetivamente, muitos destes animais desapareceram, apesar de que os ecossistemas que evoluíram com eles permanecem. Por isso estes conservacionistas sugerem que alguns dos animais que ainda se encontram na África e Ásia, muitos dos quais estão em perigo de extinção, são suficientemente similares a seus homólogos extintos para obter bons resultados.

Controvérsias

Querem repovoar a Europa com elefantes... e não é nenhuma loucura

No entanto, este tipo de projetos não estão isentos de controvérsia. Alguns ecologistas estão preocupados por que acham que a reintrodução destes animais extintos nos ecossistemas modernos poderia esconder algum impacto imprevisto.

Do mesmo modo, muitos agricultores expressam sua preocupação sobre os efeitos em suas lavouras, ao ter que conviver com lobos ou linces.

No futuro poderíamos ver elefantes nos campos dinamarqueses

Querem repovoar a Europa com elefantes... e não é nenhuma loucura

Após ter supervisionado com sucesso a reintrodução do bisão europeu em Randers, Bach e seus colegas acham que é muito factível a ideia de reintroduzir elefantes na Europa.

- "Os bisões europeus extinguiram-se na Dinamarca há quase 8.000 anos, e quando se mencionou a ideia de sua repovoação no território faz 15 anos, as pessoas também riram de nós. Agora são uma realidade", comenta Bach, que ademais assegurou que estes exemplares não seriam deixadas completamente livres, senão em zonas controladas.

A equipe tem a intenção de seguir sua interação com as árvores nativas, e o impacto dos excrementos destes animais nas comunidades de insetos. Com estes dados e uma vigilância dos animais, poderiam determinar se esta estratégia poderia derivar em uma mudança positiva dos ecossistemas.

Mas também contam com outros apoios, entre eles, o de certos biólogos que têm realizado testes in situ sobre esta ideia de repovoação de grandes mamíferos. Por exemplo, nos Países Baixos há ecologistas à espera que deem luz verde a seu projeto de acolher um processo de repovoação calculada de aves dos banhados.

Via | BBC.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!