Adeus ao “lifting”: melhor colocar uma segunda pele
Uma equipe de pesquisadores apresentou ontem, segunda-feira (09/05), na Nature Materials, um novo polímero que pode restabelecer as propriedades estéticas e funcionais de uma pele jovem e saudável. O estudo demonstra que este filme biomimético é elástico, invisível, duradouro, hidratante, adere bem quando aplicado à pele e pode reduzir a aparência de rugas e bolsas sob os olhos.
As propriedades da pele -o órgão maior e visível de nosso corpo- alteram ao longo do tempo, ou como resultado de algumas doenças e fatores ambientais. Estas mudanças podem produzir uma perda da função normal da pele bem como em sua aparência. Ambas as coisas podem ter efeitos significativos no bem-estar pessoal. Existem tratamentos que restabelecem as funções mecânicas ou fisiológicas da pele (por exemplo, sua função de barreira), mas as soluções atuais não conseguem ambas as coisas simultaneamente.
Robert Langer e seus colegas demonstraram que, quando é aplicado sobre a pele em um processo tópica de dois passos, o novo filme com base de silicone forma uma camada de polímero que reforça fisicamente à pele, enquanto proporciona barreira transpirável.
Em uma série de estudos de prova de conceito em humanos, demonstraram que o tratamento com este material melhora a função da pele em pacientes com pele extremamente seca, e restabelece a estética de uma pele normal, limitando a aparência de mudanças estruturais relacionadas com a idade, como rugas e bolsas debaixo dos olhos.
Os autores concluem que esta tecnologia de "segunda pele" poderia ser utilizada para solucionar peles cuja função de barreira está alterada, em emplastros para feridas e material farmacêutico, e ao mesmo tempo permitir à pele uma aparência jovem e comportamento normais. O mercado de estética está salivando.
Via | Mirror.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!