O telescópio Hubble capta sublime bolha no espaço
Depois de 26 anos ativo, o telescópio espacial Hubble continua nos presenteando com uma olhada a alguns dos rincões mais estimulantes do universo. Sua épica trajetória acumulo já dezenas de milhares de imagens que nos mostraram como somos afortunados ao nos contar como parte deste espetáculo que é o cosmos.
Conforme a sua generosidade, dessa vez o Hubble nos convida a um dos elementos mais formosos que já foram documentados no espaço: uma bolha gigante, produzida por uma estrela hiper-quente que gera ventos estelares de até 5,5 milhões quilômetros por hora.
Apelidada até agora de "nebulosa bolha", este majestoso corpo é uma espécie de balão translúcido que se assemelha a um planeta abrigado por auroras boreais azuis. Mas além de sua cintilante beleza destaca também seu tamanho, já que este corpo é 45 vezes maior que o nosso sol. A sublime esfera está localizada a uns 7 mil anos luz de nossa galáxia.
- "A vista da nebulosa bolha, montada a partir de imagens WFC-3, recorda-nos que o Hubble nos permite sentar na primeira fila para desfrutar do espantoso universo em que vivemos", adverte um dos astronautas do telescópio, John Grunsfeld.
O vídeo que encabeça este post do blog é um vislumbre, montado pela NASA, com as imagens captadas pelo Hubble.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!