Nova pesquisa científica sustenta que os insetos têm consciência

LuisaoCS

Nova pesquisa científica sustenta que os insetos têm consciência

Um novo trabalho científico, publicado na Proceedings of National Academy of Sciences, indica que os insetos têm consciência de si mesmos. Os pesquisadores escanearam o cérebro de diversos insetos e analisaram sua atividade cerebral comparando-a com a dos seres humanos. Aparentemente, encontraram indicadores de que os insetos têm uma sensação de experiência subjetiva.

Ainda que os insetos tenham cérebros muito pequenos seu cérebro médio, associado com a atividade da consciência, mostra uma atividade similar à do ser humano. Neste núcleo antigo do cérebro consegue-se vincular a memória, a percepção e outros aspectos importantes da consciência.

- "Sua experiência do mundo não é tão rica ou detalhada como a nossa -nosso neocórtex acrescenta algo à vida-. Mas de qualquer forma a abelha sabe que ela existe", diz um dos autores.

Isto não significa que as abelhas têm pensamentos como os nossos, nos que reflexionam sobre como é ser um abelha ou se fazem perguntas filosóficas, senão que integram experiência subjetiva.

Segundo os autores, a pesquisa pode ajudar a esclarecer sobre como nasceu a consciência entre os animais.

Talvez a ciência algum dia descubra, um pouco mais tarde que outras disciplinas do conhecimento, que todas as coisas tem consciência.

Via | Phys.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!