A probabilidade de sofrer um acidente cardiovascular aumenta com a solidão
Este é o resultado de um estudo muito inquietante e desagradável para aqueles que escolhemos a solteirice por conveniência. Os acidentes cardiovasculares -infarto agudo do miocárdio, doença vascular periférica e acidente vascular cerebral- são a primeira causa de mortalidade no mundo, e ademais este fator é incrementado se a pessoa mora sozinha, com escassos vínculos sociais, segundo um recente estudo, publicado na revista Heart e realizado por pesquisadores da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de York, em Heslington, no Reino Unido.
Em concreto, as pessoas que vivem desconetadas de seu meio social têm 30% mais possibilidades de sofrer um AVC e outras cardiopatias.
Para chegar a esta conclusão revisaram 23 estudos envolvendo quase 200.000 pessoas onde já tinham comprovado que a solidão tem relação com a tensão ou alta pressão arterial, alterações do sistema imunológico e com um maior risco de morte prematura. O incremento de incidência de AVC, cardiopatia isquêmica, infartos do miocárdio e anginas de peito associadas à solidão eram comparáveis às do estresse trabalhista.
Ainda resta esclarecer se estamos ante uma correlação ou uma causalidade, e daí entender exatamente se isto ocorre por estar sozinho, ou sentir-se só apesar de estar rodeado de pessoas. Contudo, é bom que você ermitão tenha em conta estes fatores daqui por diante, ou arrumando alguém pra chamar de seu (sua) ou se cuidando muito com a sua pressão alta. Me sinto tão mal escrevendo isso... é como se eu estivesse puxando a minha própria orelha!
Notícias relacionadas:
Comentários
Interessante; Tive conversa semelhante a essa hoje, mas a conclusão foi diferente.
Melhor estar só e bem consigo mesmo do que acompanha, porém sozinho.
Em todo caso vou comprar um desfibrilador...
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!