Os golfinhos têm uma linguagem especial para resolver problemas juntos
Um recente estudo mostra que os golfinhos nariz-de-garrafa "conversam" entre si para facilitar a resolução de um problema, algo que sugere que eles desenvolveram uma linguagem cooperativa.
No experimento os animais receberam um frasco selado com comida no seu interior, que só podia ser aberto ao puxar simultaneamente uma corda de cada lado. Apresentaram este frasco a diferentes casais de golfinhos e só aqueles que trabalharam juntos conseguiram ter acesso a recompensa. Um inteligente casal conseguiu em apenas 30 segundos, em repetidas ocasiões.
Logo os cientistas escutaram as gravações do experimento e descobriram que a equipe de cetáceos que mostrou proficiência tinha empregado uma maior quantidade de vocalizações. Os pesquisadores conseguiram demonstrar que a conversa estava diretamente relacionada com abrir o frasco e não só com a interação social normal dos golfinhos.
O experimento demonstra pela primeira vez que os golfinhos utilizam vocalizações para resolver tarefas de maneira cooperativa; isto sugere que os "apitos" da linguagem destes animais têm diferentes usos e matizes e em geral implicam uma utilização relativamente complexa da linguagem, ao menos capaz de resolver problemas, o que é um dos fundamentos da inteligência.
Um estudo de 2013, realizado por cientistas da Unidade de Pesquisa de Mamíferos da Universidade de St. Andrews, na Escócia, revelou que os golfinhos de nariz-de-garrafa manifestam nomes específicos para seus congêneres mais próximos, que são utilizados para chamar os amigos através de apitos e que cada um tem um silvo diferenciado possibilitando que ele proclame sua identidade e anuncie sua presença, permitindo, dessa forma, aos demais animais reconhecerem-se entre eles a longas distâncias.
Via | NewSci.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!