A fascinante história do primeiro encontro sexual no planeta

LuisaoCS

A fascinante história do primeiro encontro sexual no planeta

Pode imaginar o primeiro ato sexual no planeta? Talvez imagine um prototípico Adão e uma Eva no Éden, em um ardente abraço carnal debaixo da árvore da vida. Não: o abraço informático e biológico de duas bactérias em uma remota origem.

Assim descreve Jill Neimark o primeiro ato sexual (que ademais, para acender a candura biológica, foi sexo mutante) em um interessante artigo sobre a função evolutiva do sexo:

Ao redor de 2 bilhões de anos atrás, dois procariontes -duas bactérias germinado na sopa primordial da vida- uniram-se no que deve ter sido o ato sexual original. Uma invadiu à outra. Uma comeu, a outra foi comida, e ambas viveram para contar a história. Fundiram-se e com o tempo, criaram algo assombrosamente novo. A invadida -a que foi comida- evoluiu a ser uma pequena, mas poderosa mitocôndria ao longo de poucos milhões de anos. A outra evoluiu a ser um núcleo bem maior.

Esta é a endosimbiose que está na origem da vida dos eucariontes. Não só estamos conformados por 90% de células bacterianas que formam nosso microbioma; as células animais também têm esta origem dual bacterial. As bactérias que agora são as mitocôndrias produzem a energia que permite a explosão da vida complexa neste mundo

As mitocôndrias, que são os motores biológicos, tendem a uma série de mutações erráticas, que no entanto é compensado pela reprodução sexual, que em um princípio não parece ser uma forma eficiente de se reproduzir, mas que permite a mais rápida recuperação nos erros genômicos das mutações. O sexo é um mecanismo de adaptação. O sexo e o amor são certamente duas coisas diferentes, mas compartilham talvez uma remota origem, em um ato, primeiro, e em um desejo, depois, de converter no ser que se deseja, de fazer que dois sejam um.

Via | Nautilus.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!