Ao longo de nossa vida o coração para realmente durante 10 anos?
Com frequência dizemos, em frente a uma surpresa agradável ou desagradável, ou um susto, que nosso coração parou. Esta metáfora adquire outro significado se levarmos em conta que, ao longo de uma vida normal, um coração efetivamente para a cada certo tempo durante o lapso de um segundo. Tanto é que, se somarmos todas essas paradas, durante uma vida ele terá descontinuado entre 10 e 11 anos.
Os ventrículos cardíacos contraem, relaxam e descansam durante estes breves espaços de tempo. Ocorre tantas vezes quanto bate o coração.
Outra coisa são as batidas cardíacas ectópicas, que são batidas extras ou intermitentes, que podem ser causadas ou agravadas pelo tabagismo, o consumo de álcool, a cafeína, medicamentos estimulantes e algumas drogas ilícitas.
A cada minuto de cada dia do ano de nossas vidas, o coração bate entre 60 e 100 vezes. É o músculo que mais trabalha no corpo humano, e também o único que nunca sofre dores musculares. É o único órgão que não padece de câncer. A cada dia gera uma energia suficiente para mover um caminhão durante 32 quilômetros. Com cada contração envia 70 milímetros de sangue. Ao dia, faz circular 7.000 litros em 100.000 batidas a uma velocidade de 2 quilômetros por hora. É mole?
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!