Neste vídeo revelam o segredo de como os gatos caem de pé

LuisaoCS

A habilidade para cair de pé do gato já é bem conhecida e explorada, inclusive para criar uma máquina de moto-contínuo quando amarramos a costa de um felino um pão com manteiga. No vídeo acima, produzido pela BBC, é possível ver esta habilidade em ação. Nele contemplaremos como um caracal (lince-do-deserto) gira em um sentido enquanto suas quartos traseiros rotacionam em sentido contrário.

A primeira coisa que faz um gato ao cair é esticar as patas de trás de maneira perpendicular ao corpo. Ao mesmo tempo, encolhe as patas dianteiras. Isto tem um efeito importante à hora de controlar o movimento angular, já que a maneira como responderá será diferente para a parte da frente e para a parte de trás.

Acontece que ao ter umas patas esticadas e outras encolhidas, pode girar a parte da frente do corpo até ficar de frente para o chão. Isso implica que a parte de trás também gire em sentido contrário, mas, como as patas estão esticadas, o giro será menor. Seguramente o gato muda a disposição das patas. Encolhe as de trás e estica as da frente. Assim pode girar a parte posterior do corpo com pouco efeito sobre a anterior. Ao final acaba encarando o solo e com as patas a ponto de absorver o impacto da queda.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!