Nosso sol é capaz de produzir uma labareda apocalíptica, segundo cientistas

LuisaoCS

Nosso sol é capaz de produzir uma labareda apocalíptica, segundo cientistas

Em 2012, analisando dados do Observatório Kepler, um grupo de cientistas notou que algumas estrelas têm a capacidade de produzir um lampejo (superflare em inglês) de enormes proporções, que em alguns casos poderia destruir a vida em planetas limítrofe -se é que tivesse vida-.

Após essa descoberta, os pesquisadores deram-se à tarefa de averiguar se nosso sol tem uma capacidade similar. Uma explosão solar como as que foram observadas suporia uma energia 10 mil vezes mais poderosa do que a registrada na Terra com o evento Carrington em 1859, que perturbou o sistema telegráfico do planeta e que, se ocorrer em nossa época, afetaria seriamente todo o nosso sistema eletrônico e de comunicação.

Segundo cientistas da Universidade Arhaus, nosso sol sim tem uma capacidade de produzir este superflare, resultado de atividade magnética, ainda que já que não tem um campo magnético tão grande quanto o de alguns dos astros explosivos que foram observados, uma labareda em escala apocalíptica seria rara, ainda que possível.

Segundo os pesquisadores um lampejo pequeno ocorreu no ano 775 a.C., de acordo com evidência de anéis de árvores no Japão. Este evento teria sido entre 10 e 100 vezes mais poderoso que qualquer evento sucedido na idade espacial, e seria um importante risco para nossa tecnologia. Para que ocorra algo assim é necessário que uma mancha solar -uma zona de atividade magnética no Sol- ocupe mais de 30% do raio total da estrela.

Pelo momento, não pode ser determinado se acontecerá um evento solar tão poderoso quanto esse, mas talvez se conseguimos viver no planeta centenas de milhares ou até milhões de anos -talvez tendo que fazer um "reboot" de nossa civilização para preservar a Terra- seria muito provável viver situações deste tipo.

Via | Science Daily.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!