A ciência explica porque as mulheres precisam dormir mais do que os homens e a razão é surpreendente
Quem deve se levantar a cuidar das crianças no meio da noite? A verdade é que esta tarefa é dividida com certa paridade entre os casais de hoje em dia, no entanto e segundo a ciência, talvez devessem ser os homens a ceder parte de seu descanso em benefício de sua mulher.
Tal e qual expõe em seu estudo o professor Jim Horne, diretor do centro de pesquisa sobre o sono da Universidade de Loughborough, Inglaterra, as mulheres precisam dormir mais horas do que os homens.
A razão, é simples. Como as mulheres possuem um cérebro mais complexo e com maior atividade, sua mente precisa mais de horas de descanso.
- "É uma notícia relevante", explica Horne. - "Dado que a falta de sono produz altos níveis de angústia psicológica, problemas de concentração, mau humor, ira e depressão, é importante que todas as pessoas, homens e mulheres, descansem o necessário segundo seu caso."
O fato de que o cérebro feminino permita a multitarefa faz com que seja utilizado mais energicamente durante o dia, requerendo mais tempo de descanso para se reparar.
- "Sempre pensamos que a quantidade ideal de sono para um melhor rendimento se situa em torno das 7 horas de descanso. No entanto, esta regra não vale a todos por igual. Há pessoas que só precisam de 5. Depende dos genes, mas agora comprovamos que o sexo também é um fator."
O estudo também assinala que os homens com trabalhos de tomada de decisões onde se implica constantemente o pensamento lateral, também precisam dormir mais que o restante.
O estudo evidencia a exclusividade das pessoas e sua necessidade de descanso personalizado segundo suas características próprias, para assim, deixar de exigir o mesmo tempo de descanso a toda a população.
Tradicionalmente dava se mais importância ao cansaço físico que o mental, mas graças às apreciações do professor Horne, sabemos que devemos reconhecer a importância da atividade cerebral como elemento à hora de estimar nosso descanso.
Via | Metro.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!