O que fazem estes bebês pendurados como Tarzã?

LuisaoCS

O que fazem estes bebês pendurados como Tarzã?

Não se alarmem, as duas criaturinhas, Jimmy e Johnny, não sofreram nenhum dano e supomos que tiveram uma vida feliz. O vídeo mostra uma série de demonstrações realizadas na década de 1930 para comprovar diferentes habilidades inatas dos bebês. O que vemos na gif é o chamado "Reflexo de preensão palmar", algo que todas as crianças têm em seus primeiros meses de idade e o motivo pelo qual quando notam um contato na mão seguram com força para não cair.

O caso dos bebês é um dos muitos exemplos mostrados pelo canal Vox para mostrar algumas impressões deixadas pela evolução em nossos próprios corpos. No vídeo mencionam alguns vestígios conhecidos, como o osso cóccix (que são os restos de nosso antigo rabo) e outros nem tanto, como o músculo Palmaris longus, que já não existe em 14% da população. Este músculo já não nos serve para nada -é o primeiro os cirurgiões tiram para reconstruir outras partes do corpo- e para nossos irmãos primatas segue sendo importante. Faça a prova: se ao juntar polegar e mindinho, você vê um tendão, então é um do possuidores deste músculo vestigial.


O que fazem estes bebês pendurados como Tarzã?

Entre as curiosidades mencionadas está o da capacidade de mover as orelhas. Em testes com eletrodos detectou-se atividade elétrica nos músculos das orelhas ante um estímulo acústico, como se nosso organismo ainda tivesse parte dos mecanismos que outros mamíferos utilizam para dirigir sua atenção como se fossem um radar.

Estes e outros exemplos podem ser desfrutados no vídeo "Proof of evolution that you can find on your body" ("Provas da evolução que você pode encontrar em seu corpo"). Uma pena que não esteja legendado em português, mas no resumo que fiz estão alguns dos detalhes mais interessantes.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!