A plausível explicação por detrás da escolha da doma e domesticação de animais pelos humanos
Estes vídeos do canal CGP Grey são extremamente interessantes, pena que sejam narrados pelo "homem da cobra". O seguinte vídeo explica de uma forma muito didática o porquê, em toda a história antiga, o ser humano apenas domesticou pouco mais de uma dúzia de animais. Por exemplo, porque o homem domesticou vacas, ovelhas e cavalos e não adestrou leões e hipopótamos?
Tudo isso tem como base a seguinte tétrade: o animal, para ser domesticado, deve ser amigável, comestível, fecundo e ter valores familiares. Quando se enquadrarem em pelo menos uma tríade, então, vale a pena apenas domá-los.
O vídeo tem legendas em espanhol se você tiver dificuldade para acompanhar a narração.
Notícias relacionadas:
Comentários
Não vi o video(minha internet hoje esta sonolenta), mas a explicação é simples: tentaram com outros, mas so os que são domesticos hoje nos conseguimos domestica-los, e alguns (como o leão) poderia matar. o lobo poderia tambem, mas ele se aproximava para comer os restos de comida dos humanos, e os não atacavam foram deixados e selecionou-se naturalmente os mais mansos. os herbivoros podem ter se aproximado tambem por proteção, e os outros herbivoros que tinham medo não se aproximavam dos humanos deixando a grama crescer, então os que não tinham medo tinham a vantagem evolutiva de ter mais alimentos, alem da proteção(contra os outros animais, mas não contra os humanos.)
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!