Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder tuitar
Sempre existiu no Twitter uma espécie de mania com os números visíveis apresentados na área superior direita: os famosos followers ou seguidores. O vírus da ânsia de reconhecimento junto ao da acumulação, convertem-se em algo terrível. As pessoas podem chegar a extremos insuspeitos para poder aumentar o número de seguidores que têm no Twitter.
Para alguns é uma simples massagem no ego e para outros a ilusão de ganhar influência em determinada comunidade ou segmento (e talvez algum dia trocar followers por espelhos). Em nome da soma de seguidores, criam e justificam conceitos que rompem o senso comum e a forma assimétrica que só o microblogging tem para manejar os contatos. Formam-se mini exércitos invisíveis que defendem tal e qual maneira de agir, em uma guerra na qual todos perdem sem sequer começar.
Este é o problema; grande parte dos tuiteiros só pensam na quantidade, esquecem que obter seguidores de forma orgânica é melhor que receber mil de uma vez, e infelizmente estão transformando o sistema em um grande bate-papo on-line ao invés de gerarem conteúdo informativo e de qualidade.
Certa vez li alguns conselhos de Robert Scoble que me parece um grande resumo de dicas que permitem aumentar a quantidade (com qualidade) das pessoas que te seguem no Twitter?
- Concentre-se em escrever e gerar tweets de valor para as pessoas que te seguem baseado nas suas áreas de conhecimento e experiência;
- Tente escrevendo 80% de tweets relacionados as notícias, de como você vê o mundo, opiniões, coisas interessantes que encontra e somente 20% de coisas muito pessoais ou projetos próprios. A importância deste 20% é o que determina o aspecto humano de sua conta. Mas por favor, nada de falar a que hora vai cag@ar.
- Seja você mesmo, nem pense em ser outra pessoa para poder agradar a todos. É preferível ser autêntico do que destilar hipocrisia para que as pessoas te sigam.
- Se tiver uma grande paixão, compartilhe-a. Se gosta de Jazz escreva e recomende. Se gosta dos jogos, escreve sobre os últimos lançamentos, recomende os que são os melhores.
- Fuja das soluções mágicas. Ainda que aumente seu número de seguidores, não necessariamente vai aumentar o número de leitores.
- Não abuse dos RTs.
- Compartilhe informação e links às coisas interessantes que ler ou encontrar.
- Veja seu Timeline regularmente e participe nas conversas.
- Use o buscador de Twitter e encontre os temas que mais apaixonam, responde a outros usuários, participe na conversa.
- Seja honesto.
- Se for divulgar o seu produto, faça o de forma parcimoniosa e inteligente, associe uma notícia o curiosidade interessante com seu produto.
- Dê sua opinião, diga o que sentes, ainda que ache que vá desagradar os outros, mas faça-o de forma educada e cordial.
- Não insulte nem seja grosseiro.
- Responda quando alguém perguntar algo.
- Se for Webmaster, evite o RT, deixe que seus seguidores o façam.
- Coloque uma foto em seu perfil, use seu nome completo, crie uma boa descrição, personalize seu fundo. Quanto menos pareça um robô, mais seres humanos vão se interessar em seguir-lo. Quanto mais robô pareça, mais robôs lhe seguirão.
- Use o humor. As mensagens engraçadas e bem humoradas são as que mais RTs recebem.
- Publique sua conta do Twitter em teu cartão de apresentação.
- E por último, não esqueças nunca, trate para que cada tweet seja único e informativo. Do contrário, vá conversar em um chat, no MSN e pare de escrever tanta merd@ somente para aumentar ainda mais o pesado tráfego do Twitter
Notícias relacionadas:
- As redes sociais são as armadilhas da modernidade individualista (twitter)
- Anonymous toma o controle da conta de Twitter do Ku Klux Klan (twitter)
- Como faz: sorvete industrial (dicas)
- 8 truques para afiar as lâminas de suas tesouras com objetos cotidianos (dicas)
- 5G em 2019: um teste do mundo real (internet)
- Redirect Path, uma interessante extensão do Chrome para comprovar redirecionamentos da Web (internet)
- Twitter lança seu botão oficial (tuitar)
- New York Times proíbe uso da palavra "tweet" em seus artigos (tuitar)
Comentários
twitter:
@EsterSilva15
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!