Pela primeira vez demonstram que os cavalos lêem as emoções humanas

LuisaoCS

Pela primeira vez demonstram que os cavalos lêem as emoções humanas

Um pouco como acontecia no filme "O Encantador de Cavalos", uma recente pesquisa sugere que os cavalos são capazes de ler as emoções dos seres humanos, ao menos as expressões positivas e negativas. O estudo, que foi publicado na revista Biology Letters, analisou 28 cavalos.

Ao que parece, sem prévio adestramento, os cavalos moviam a cabeça para olhar a imagem com seus olhos esquerdos quando a expressão era negativa, dada a especialização do hemisfério cerebral direito no processamento das ameaças -a informação proveniente do olho esquerdo se dirige ao lado direito do cérebro-. Seu ritmo cardíaco também aumentou mais rapidamente. Nos testes, simplesmente mostrava fotografias de dois rostos masculinos desconhecidas felizes e irados.


Segundo explica Amy Victoria Smith, coautora do trabalho e membro do Grupo de Pesquisa de Cognição e Comunicação Vocal dos Mamíferos da Universidade de Sussex, na Inglaterra:

- "Comprovamos que os cavalos reagem mais às expressões negativas que às positivas. Isto poderia ser devido à importância de reconhecer ameaças. Nesse contexto, distinguir os rostos zangados poderia ajudar-lhes a antecipar-se aos maus-tratos."

Karen McComb, outra participante da pesquisa também assinalou:

- "Há várias explicações para nossa descoberta. Os cavalos poderiam ter adaptado suas relações com os humanos uma habilidade ancestral destinada a reconhecer emoções em outros membros de sua espécie. Também pode ser que alguns exemplares aprendam durante sua vida a interpretar as expressões das pessoas."

O interessante do assunto é a constatação de que os cavalos são capazes de romper as barreiras entre espécies e reconhecer emoções nos humanos, apesar da tremenda diferença entre a morfologia facial de uns e outros.

Via | Science Daily.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!