Robin Hood da ciência libera 48 milhões de artigos científicos para download livre

LuisaoCS

Robin Hood da ciência libera 48 milhões de artigos científicos para download livre

Uma pesquisadora cazaquistaneza, em um fato heroico e desafiante, liberou nos últimos anos mais de 48 milhões de artigos científicos e disponibilizou em seu site Sci-Hub, desfiando assim autoridades e comunidade científica em uma cruzada de uma mulher só pelo conhecimento livre.

A neurocientista Alexandra Elbakyan montou o site em o 2011 ante sua frustração pelos altos custos que precisava liquidar para ter acesso aos famosos papers que os cientistas convalidam. Muitos destes sites pedem valores entre 30 e 40 dólares para acesso a apenas uma publicação, e como a ciência é feita a partir da conjunção de numerosas outras publicações isto faz com que os custos sejam insustentáveis e se convertam em um sério obstáculo para o avanço do conhecimento.


Atualmente, um tribunal ordenou que o site seja suspenso, mas a valente Alexandra decidiu lutar contra a decisão e mantém o site funcionando. O Sci-Hub funciona como uma espécie de Pirate Bay da ciência, em que os usuários podem colar os links dos trabalhos científicos que estão vedados por uma barreira de cobrança ou o número de identificação de uma publicação médica para obter acesso a um download.

O caso não só tem a ver com uma rebeldia de pesquisadores independentes, algumas universidades também se manifestaram contra publicações como a Elsevier que têm paywalls sumamente caros e fazem com que inclusive importantes instituições não possam pagar todos os artigos que precisam.

De novo estamos ante um caso do conhecimento sequestrado pela economia e a ambição de obter mais ganhos. Esta foi a causa que de alguma maneira levou à morte o mártir da informação, o jovem hacktivista Aaron Swartz, que foi empurrado ao suicido depois que iniciaram um processo judicial contra ele por ter utilizado a rede do MIT para liberar milhares de artigos científicos.

Via | Science Alert.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!