O mistério da gota do Príncipe Rupert a 130.000 fps

LuisaoCS

Se você é adepto das experiências científicas certamente conhece as gotas do Príncipe Rupert ou esferas de Rupert ou ainda as lágrimas holandesas. Se não, um pequeno preâmbulo: elas são uma curiosidade criadas ao gotejar vidro fundido em água fria de uma forma específica. O vidro se esfria em gota na forma de girino, com uma longa e fina cauda. A água esfria rapidamente o vidro fundido do exterior da gota, enquanto o interior permanece significativamente mais quente. Esta contração provoca grandes forças de compressão no exterior, enquanto o interior sofre uma tração, o resultado é um tipo de vidro temperado.

A particularidade do assunto é que a tensão residual é muito alta no interior, o que dá à gota qualidades incomuns, como a habilidade de suportar o golpe de um martelo no extremo mais largo, mas ela se desintegra facilmente quando o rabo (do girino) é levemente danificado.


O Destin do canal "Smarter Every Day" decidiu explorar o mistério usando uma câmera de ultra alta velocidade capaz de gravar o fenômeno com uma taxa de incríveis 130.000 quadros por segundo. Os vídeos deste canal são sempre muito bons, mas têm um problema: o Destin é muito tagarela e, muitas vezes, explica demais (em inglês) e mostra de menos.

Em um país como o nosso, onde parte da juventude antenada doutrinada ideologicamente se orgulha em não falar Inglês, a limitação cognitiva não permite que vídeos, com os o do bom Destin, sejam apreciados e entendidos. Felizmente neste vídeo há a cortesia de uma cara chamado Rui Holdorf (que não sei quem é, mas já admiro), que teve o trabalho de fazer a tradução.

O que é bacana e louvável na história do Rui é que, em vez de baixar o vídeo, colocar as legendas e postá-lo novamente, usou a ferramenta de tradução do próprio Youtube, em vez de roubar a propriedade do vídeo com a falsa desculpa de "vídeo postado apenas com propósitos de tradução", como muito basbaque faz, com o verdadeiro objetivo de ganhar alguns caraminguás.

Desculpe o "textão" off topic (outro dos ódios dos limitados cognitivos doutrinados).


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Achei muito interessante! :)

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!