Pioneiro do hyperlapse diz que Nike plagiou seu trabalho
Uma semana atrás, a Nike lançou um novo vídeo viral (mostrado acima) intitulado "Ousadia Alegria", que promover as novas chuteiras feitas para o astro do Barcelona, Neymar Jr., o vídeo utiliza uma técnica de hyperlapse conhecida como "flo-motion", que combina time-lapse e um ponto de vista que muda rapidamente.
Agora, um dos principais fotógrafos pioneiros dessa técnica, Rob Whitworth, está reclamando que a Nike plagiou seu trabalho e da cineasta australiana Selina Miles em seu novo vídeo.
Rob é um dos fotógrafos mais conhecidos no campo do hyperlapse. Seus vídeos de grandes cidades do mundo foram grandes sucessos virais e receberam milhões e milhões de visualizações on-line.
Rob e Selina afirmam que pelo seu novo vídeo, a Nike plagiou diretamente dois de seus vídeos bem conhecidos: "Barcelona", de Rob e "Limitless", de Selina.
Assista a esses vídeos e veja o que você conclui:
Mas não são apenas as semelhanças dos vídeos que deixaram os dois artistas incomodados. Ambos foram abordados para trabalhar no projeto, mas por alguma razão (desconhecida para eles), chamaram outro diretor.
Rob diz que seu dissabor não tem nada a ver com o aspecto comercial de uma campanha publicitária de 6 dígitos (tem sim) e mais com a semelhança do vídeo da Nike é "Barcelona".
Depois que ele publicou seu descontentamento com esta história, a reação à sua reclamação foi mista. Alguns pensam que ele deveria estar grato e lisonjeado outros acham que ele foi ludibriado em nome de uma grande corporação.
Vendo os 3 vídeos a gente identifica mesmo algumas semelhanças nas cenas e acho justíssimo que questionem a Nike. Mas reclamar do uso da técnica de "flo-motion" é uma bobagem sem tamanho. Ainda que esta seja a assinatura de Rob, seria como Georges Méliès reclamar suas prerrogativas sobre o time-lapse.
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