As 62 pessoas mais ricas do mundo têm o mesmo que a metade da população mais pobre

LuisaoCS

As 62 pessoas mais ricas do mundo têm o mesmo que a metade da população mais pobre

Que a desigualdade é parte essencial do modelo financeiro que nos rege não é novidade. Que este fenômeno mostra cifras assustadoras também não é. No entanto, e apesar de que isto venha sendo denunciado e criticado durante muitos anos, o mais alarmante é que a tendência se mantém e a brecha que separa os mais favorecidos dos menos segue crescendo e é hoje maior do que nunca.

Para dimensionar o grau de desigualdade basta uma nova e grotesca cifra: os 62 homens com mais dinheiro no mundo acumulam uma riqueza que supera os recursos dos 3,5 bilhões de pessoas menos favorecidas, isto é a metade da população total do planeta. Este dado foi extraído do mais recente relatório publicado pela organização Oxfam, que você pode consultar no seguinte link: "An economy for the 1%".

Mas como já mencionamos, o mais indignante não é em si a absurda inequidade econômica que hoje reina senão o fato de que está tendência, longe de se reverter, segue se alimentando. E como amostra a Oxfam adverte que apenas há 5 anos, em 2010, eram necessárias reunir às 388 pessoas mais ricas para equiparar sua riqueza com a da metade da população mundial que menos dinheiro tem. A pergunta é óbvia: até quando?



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!