Por que o pênis tem uma cor diferente do restante do nosso corpo?
Esta é uma daquelas perguntas que poucas pessoas se arriscam a fazer e que não é comum até mesmo no Yahoo! Respostas, mas a resposta é simples: o pênis tem uma cor diferente do restante do corpo exatamente pelo mesmo motivo que o mamilo também difere em cor conforme intensifica-se a puberdade, e é devido a variações hormonais que são normais nesta fase.
A explicação foi dada ao diário Daily Mail por uma dupla de dermatologistas nova-iorquinos, que indicam esta diferença de cor como o resultado da produção de melanina, o mesmo aminoácido responsável pela cor de cabelo e de pele das pessoas.
Tudo tem a ver com nossos hormônios sexuais. O nível de hormônios presentes em nosso corpo, como a testosterona e estrogênio, regula a atividade das nossas células de melanócito, responsáveis pela liberação melanina. A produção desta cresce até atingir a puberdade, daí o motivo pelo qual essas áreas escuras somente parecem emergir quando ficamos mais velhos.
Quando as meninas são jovens, seus mamilos são rosas e à medida que envelhecem, os hormônios fazem efeito e os mamilos escurecem. O mesmo acontece com o pênis.
Esta é também a razão pela qual tantas crianças que têm cabelos claros, chegam na puberdade com cabelos escuros ou castanhos.
Pese que se trate de um processo natural, os dermatologistas advertem que o escurecimento de áreas da pele em idade adulta poder indicar algum problema de saúde, tais como diabetes ou doenças crônicas.
No caso dos homens, a roupa muito justa pode intensificar a pigmentação (depois fica roxo, apodrece e cai), algo que acontece com alguma frequência em atletas.
Via | Daily Mail.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!