Fumar também faz mal para seu cão e, sobretudo, para seu gato

LuisaoCS

Fumar também faz mal para seu cão e, sobretudo, para seu gato

A cada ano morrem entre 3 e 5 milhões de pessoas no mundo por causa do fumo. Fumar é nocivo para nossos pulmões, mas também para nosso cérebro, e nem sequer serve, como popularmente alegam alguns fumantes, para acalmar os nervos, senão que todo o contrário.

Fumar não só afeta a quem fuma, senão aqueles que estão ao seu redor também, chamados de fumantes passivos. Inclusive os objetos que rodeiam um fumante ficam impregnados da chamada "fumaça de terceira mão". Pois se já não fosse o bastante, fumar inclusive é nocivo para nossos animais de estimação.


É o que sugere o último estudo realizado por uma equipe de cientistas da Universidade de Glasgow: os mascotes que vivem em casa de um fumantes têm mais problemas de saúde.

Os pesquisadores analisaram os níveis de nicotina nos pelos dos animais domésticos (com donos fumantes e não fumantes), concluindo que sobretudo os gatos, e a seguir os cães, tinham mais risco de dano celular, de alguns tipos de câncer e de aumento de peso. Os gatos são os animais de estimação com maior perigo porque ingerem mais fumaça que os cães devido a seu alto nível de auto-higiene, motivo pelo qual absorvem mais toxinas do ambiente.

Os mascotes inclusive teriam mais risco que as crianças porque têm menor altura e são mais propensos a fumaça de terceira mão. Tal e qual explica a professora Clare Knottenbelt, líder do estudo:

- Os donos de animais de estimação com frequência não pensam no impacto que o tabagismo poderia ter em seus animais."

Deixar de fumar por completo é a melhor opção para o futuro bem-estar da saúde tanto sua quanto de sua bola de pelos.

Via | Telegraph.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!