Google afirma que seu computador quântico já funciona
A computação quântica é um tema tão complexo como controverso. Dentro desse cenário Google participou desde o princípio, com a aquisição de um dos supercomputadores quânticos da D-Wave em 2013, cuja funcionalidade real era mantida em dúvida até agora, que parece apresentar seus primeiros resultados tangíveis de operação.
Através de uma publicação em seu site oficial, o Google compartilhou os avanços conseguidos por este dispositivo, que se encontra instalado atualmente no Centro de Pesquisa Ames da NASA em Mountain View, Califórnia.
A complexidade destes dados é tal que seria necessário revisar a profundidade do conteúdo do relatório técnico completo "What is the Computational Avalie of Finite Range Tunneling?", publicado em arXiv. Mas analisando por baixo, este computador quântico teria demonstrado ser 100 milhões de vezes mais rápido que qualquer computador normal, processando as tarefas atribuídas a uma velocidade bem mais ágil em cada um dos experimentos executados.
Ainda que nem tudo seja perfeito, afinal de contas, o documento apresentado só confirma a funcionalidade do computador quântico unicamente por parte da equipe do Google, mas seria necessário realizar testes com maior profundidade, com pessoas externas, para comprovar os alcances efetivos e reais deste novo ramo.
A D-Wave, desde a apresentação de seu invento, tem sido objeto de diversas críticas, já que a operação dos qubits em seu computador não correspondem precisamente com os princípios básicos teóricos da informática quântica.
Mas é o mais aproximado que temos.
Via | Gizmodo.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!