O New Shepard de Jeff Bezos se torna o primeiro foguete reutilizável da história

LuisaoCS

Jeff Bezos ganhou a corrida contra Elon Musk para recuperar um foguete depois de seu lançamento. Como pode ser visto neste vídeo de 23 de novembro de 2015, o foguete New Shepard da empresa Blue Origin decolou de sua base no Texas para lançar sua cápsula com capacidade para quatro passageiros até os 100,5 quilômetros de altitude e voltar a aterrissar depois intacto.

Com isto superou a Linha de Kármán, que tradicionalmente é considerada o limite do espaço, que está em 100 quilômetros de altitude, de modo que estão um passo mais para além de enviar pessoas ao espaço, ainda que seja bem verdade que é muito diferente enviar uma cápsula justamente para além da linha de Kármán e colocá-la em órbita.

Mas poder recuperar o foguete após o lançamento é todo um avanço desde o ponto de vista tecnológico, não só pelas dificuldades que entranha, senão porque é uma das melhores estratégias visando reduzir o custo dos lançamentos, já que em lugar de um foguete novo para cada um bastará revisar o existente.

SpaceX, a empresa de Elon Musk, está há algum tempo tentando fazer o mesmo com seu Falcon 9, mas até agora todas suas tentativas falharam, ainda que não diria que fracassaram, já que da cada uma delas aprenderam lições para poder tentar com mais probabilidades de sucesso na seguinte vez.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!