Segundo a ciência, seu gato acha que é um leão
Depois de vê-lo passear pela casa com esses ares de grandeza, como se fosse o dono, a gente nem chega a duvidar que nossos gatos tenham um ego muito saudável, mas ninguém esperava que fosse assim tão grande. Segundo um estudo recente, seu gato acha que é o rei, ou ao menos age como se fosse, já que os especialistas concluíram que os gatos domésticos e os leões africanos têm personalidades quase iguais.
Os pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, analisaram também o comportamento de outros felino e ainda que todos eles compartilham alguns traços de personalidade, a semelhança entre os gatos e os leões se destacou ante o restante. Os resultados são indiscutíveis: os gatos comportam-se como leões.
Os responsáveis pelo estudo asseguram que realizar pesquisas de personalidade para além dos humanos é um campo bastante dimensionado que merece um pouco mais de atenção. Com isto em mente, selecionaram várias espécies de felinos (baseando-se em sua disponibilidade em cativeiro) para comparar suas personalidades. Estas espécies foram o gato doméstico, o leão africano, o gato montês escocês, o leopardo das neves e a pantera nebulosa.
Ao comparar espécies próximas, os cientistas esperavam poder aprender mais sobre a evolução das diferentes variedades e como se relacionam. Como há teorias de que os gatos domésticos descendem dos gatos monteses da África, os especialistas esperavam encontrar as maiores semelhanças entre sua personalidade e a de seus parentes escoceses, no entanto, os resultados surpreenderam.
Para analisar os diferentes comportamentos destas espécies, os cientistas se basearam em um modelo de 5 fatores. Esta teoria, utilizada também pelos psicólogos para analisar a personalidade humana, se baseia em 5 características: a extroversão, a abertura à mudança, a responsabilidade, a cordialidade e o neuroticismo.
Nossos queridos gatos domésticos e os leões africanos compartilharam ao menos três traços marcantes: dominância, impulsividade e neuroticismo, uma combinação encantadora. Desta maneira, a ciência confirma o que sabíamos faz muito tempo: os gatos são dominantes e têm mania de grandeza.
Efetivamente, seu pequeno e adorável gatinho comporta-se em realidade como um grande e temível leão.
Via | IflScience.
Notícias relacionadas:
Comentários
Meu cachorro concorda com essa pesquisa. Levou um cacete federal da gata da vizinha.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!