Vimium, navegador web para geeks

LuisaoCS

Vimium LogoVimium é uma extensão para o Google Chrome que converte o navegador em um "browser para hackers", de acordo com seu site oficial. Como o próprio nome indica a extensão é uma mistura de Chromium e vi, editor de texto avançado muito popular entre programadores. Para quem ainda não conhece, o vi é conhecido por trabalhar com base em atalhos de teclado, já que não utiliza o mouse. Esta é ideia implementada pelo Vimium, a de permitir navegar na web sem a necessidade de usar o mouse.

Alguns dos atalhos mais úteis são:

  • O scroll é substituído pela tecla j, para deslocar-nos para baixo e k para cima (e h e l para esquerda e direita, respectivamente).
  • Ao pressionar J e K movemos-nos uma aba a esquerda e uma a direita.
  • Com t criamos uma nova aba, com d apagamos uma e com u restauramos uma aba fechada.
  • Ao pressionar a combinação zi aumentamos o zoom e com zo diminuímos.
  • Ao digitar yy (duas vezes seguidas y), copiaremos a URL da aba na qual estejamos para a área de transferência.

Uma das funcionalidades que mais gostei é que ao pressionar a tecla f são ressaltados automaticamente todos os links do site e aparecem em cada um duas letras particulares. Ao digitá-las, abrirá automaticamente o link selecionado. E se a princípio escolhemos o f minúsculo o link será aberto na mesma aba, mas se o fazemos com F maiúsculo, abrirá em uma nova aba.

A princípio a extensão pareceu-me uma completa besteira, mas decidi testá-la afinal com dois cliques você a instala. Depois de 15 minutos navegando desta forma já me tinha acostumado aos atalhos (afinal nem são combinações complexas, no máximo há que apertar duas teclas diferentes) e me dei conta que é realmente útil, sobretudo se estamos trabalhando em um notebook ou não temos o mouse instalado por um motivo qualquer. Vale a pena experimentar.

Via | Hacker News.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!