A NASA confirma que há água líquida em Marte

LuisaoCS

A NASA confirma que há água líquida em Marte

A nave espacial Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), que orbita Marte desde setembro de 2006, descobriu a presença de sais hidratados em os sulcos lineares que aparecem de maneira regular nas ladeiras das crateras durante o verão marciano.

Estes sulcos de tonalidades escuras e larguras que variam entre os 0,5 e 5 metros surgem quando a temperatura supera os -23 °C e voltam a desaparecer quando as temperaturas diminuem por baixo desse ponto. Ainda que já sabiam de sua existência há algum tempo, ainda não podiam determinar sua origem.

Alguns cientistas consideravam que podiam ser correntes de água fluindo pela superfície de Marte, mas para que esta explicação pudesse ser considerada plausível era necessário resolver antes a questão de como podia ter água líquida no planeta tendo em conta as gélidas temperaturas que registradas.

E aqui é onde entra em jogo o achado destes sais hidratados (perclorato de sódio e clorato de magnésio, para ser mais precisos), que têm a capacidade de absorver o vapor da água da atmosfera e formar água líquida em condições de temperatura de até -70 °C.

A NASA confirmou que estes sais supõem uma evidência de que os sulcos que aparecem nas ladeiras inclinadas de Marte são produto de pequenas correntes de água fluindo em estado líquido.

A descoberta foi possível graças às medidas realizadas com o espectrômetro CRISM, um instrumento incorporado na Mars Reconnaissance Orbiter que mapeia continuamente a superfície do planeta em busca de minerais e compostos químicos que indiquem a presença presente ou passada de água.

O que ainda não sabem é se esta água se forma unicamente a partir do vapor de água da tênue atmosfera marciana ou se também poderia ter pequenas concentrações de água nas camadas subterrâneas do planeta.

Via | NASA.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Mais um lugar com água salgada que dificilmente terei dinheiro para conhecer nas férias. Enfim.

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!