Você tem um cérebro racional ou um cérebro emocional?

LuisaoCS

Você tem um cérebro racional ou um cérebro emocional?

Agora que já sabemos que evidentemente todos temos um cérebro que é ambos, racional e emocional (independentemente de hemisférios), certos pesquisadores começam a formular novas teorias com base em diferenças físicas notáveis que permitem que uma pessoa seja considerada "emocional" ou "racional" e segundo eles existe uma clara distinção destas duas polaridades fundamentais.

Um recente estudo da Universidade de Monashm, em Melbourne, Austrália, descobriram diferenças fisiológicas entre pessoas que respondem emocionalmente aos sentimentos de outras e pessoas que o fazem de maneira racional.

Segundo o doutor Robert Eres, as pessoas que mostram mais empatia afetiva (emocionais) - "são aquelas que se assustam quando vêem um filme de terror ou choram em uma cena triste. Aquelas que têm maior empatia cognitiva são mais racionais, por exemplo um psicólogo clínico aconselhando um paciente". Isto é obviamente uma aproximação a um modelo para poder determinar que tipo de cérebro temos.

O estudo pôde predizer a densidade de massa cinzenta em diferentes partes do cérebro seguindo estes parâmetros iniciais; resultados de um exame de empatia cognitiva comparada com a afetiva. As pessoas emocionais têm maior densidade de massa cinzenta na insula, uma região à metade do cérebro; aqueles mais racionais mostraram maior densidade no córtex cingulado médio, acima do corpo caloso que liga os dois hemisférios do cérebro.

Via | PsyPost.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!