Recorde mundial de patinho (fazer pedra quicar na água)

LuisaoCS

Recorde mundial de patinho (fazer pedra quicar na água)

Todos já experimentamos uma vez lançar pedras na água para fazê-la ricochetear ou fazer patinhos. Este passatempo já era praticado há milhares de anos em tempos da Antiga Grécia. Por exemplo o poeta Homero descreve uma aposta entre Jasão e Hércules para ver quem consegue quicar mais vezes uma pedra sobre a água. Também os romanos competiam, mas com conchas marinhas. Inclusive Shakesperare escreveu sobre "fazer patinho" na versão original de "Enrique V".

No século XVIII artilheiros navais utilizavam esta técnica com as balas de canhão, uma táctica militar conhecida como ricochete no jargão da marinha de guerra. Mudavam o ângulo de lançamento para assim obter o melhor rebote e chegar mais longe para conseguir afundar os barcos inimigos.


Durante a Segunda Guerra Mundial o inglês Barnes Wallis inventou a bomba de ricochete, usada pela RAF durante a Operação Castigo para destruir as represas da bacia do Ruhr. Bombas desenhadas para que ao impactar contra a água, quicassem esquivando-se das redes anti-torpedo. Ao chegar à represa, afundavam e explodiam na base da mesma.

Na atualidade há competições de epostracismo (como é conhecido a atividade na Espanha), onde ganha o que mais rebotes consegue antes de que a pedra afunde. Segundo o Livro Guinness o recorde mundial de saltos consecutivos de uma pedra na água tem a incrível marca de 88 ricochetes. E foi realizada pelo americano Kurt Steiner em 6 de setembro de 2013. No seguinte vídeo é possível ver as imagens de tão incrível façanha:

Em 2004 a brincadeira atingiu honras ao ser publicada na revista Nature. Um estudo que concluía que a pedra e a superfície da água devem formar um ângulo (denominado ângulo mágico) de 20º e que este nunca pode superar os 45º, porque caso contrário a pedra não quicaria.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Ricardo Vilas Boas Medalhista Olímpico Rio 2016.
Conquista a Medalha de Ouro no Esporte Patinho ou Epostracismo...
Arremesso de pedra tangencial no Rio com 3 tentativas e finalização de 12 pulos ou ricochetes quicadas na superfície das águas poluídas da lagoa Rodrigo de Freitas RJ.Bateu hoje o Recorde Olímpico e Mundial !
Apresentador Global empolgado com tamanha façanha : Mais uma para o Esporte Olímpico... Vai Brasil !
Comentarista confirma emocionado... a Pedra ou Seixo insistia em não afundar... Incrível !
A torcida local vai ao delírio com essa nova conquista do esporte Brasileiro...Torcedores Alienados vão a loucura !
Críticos internacionais reclamam... "Não e possível afundar tal pedra e romper uma barreira de merda boiando"
Noticiários em todo mundo relatam o feito...Brasil é Campeão de Merda !
Competidores rivais desabafam... não tínhamos a menor chance realmente foi uma competição injusta ! Eles tem melhores locais e técnicas para treino.(Lagos Rios e Praias Poluídas).
COI declara : Olimpíadas no Rio é um Sucesso e Atleta Brasileiro vira celebridade Global e é Ovacionado pelo publico...
Telespectadores comemoram Uhu a Vitoria é nossa ! Manifestantes e moradores do local (lagoa) indignados respondem... A merda também!
Recorde mundial de patinho é Batido por Brasileiro Medalhista Olímpico (fazer pedra quicar na água)

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!