Usar palavras complexas faz com que você pareça mais estúpido
O estudo "Consequences of Erudite Vernacular Utilized Irrespective of Necessity: Problems with Using Long Words Needlessly", faz precisamente referência -com sã ironia- à ciência pela qual quando utilizamos palavras mais complexas e longas com intenção de soar mais culto e inteligente em realidade conseguimos o efeito contrário: parecemos mais estúpidos.
Ao perguntar a 110 estudantes da Universidade de Stanford a respeito de seus hábitos de escrita, a maioria deles admitiram que se esforçam para que seus textos resultem mais complexos para que pareçam mais inteligentes, por exemplo substituindo palavras já escritas por sinônimos mais complicados.
O curioso do assunto é que, apesar de que todos cometemos esse pecado, em realidade à hora da verdade -ao escutar alguém falar ou ler um texto- todos agradecemos o uso de um vocabulário claro e direto.
De fato, para realizar o estudo fizeram vários testes: um deles consistia em entregar uma versão simplificada de um mesmo texto eliminando tantas palavras de nove ou mais letras quanto fosse possível, usando em seu lugar um sinônimo mais simples e inteligível.
Ainda que o autor e a ideia expressada na versão complexa e na versão simplificada do texto eram os mesmos, segundo os estudantes pesquisados a versão simplificada resultava mais fácil de entender e seu "autor" foi considerado como mais inteligente. Por que complicar se podemos simplificar? Complicar é fácil. Difícil é simplificar, ou, o que é o mesmo, mais é menos!
Fonte: Business Insider.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!