Cuidado! Aplicativo para adultos tira fotografias dos usuários e exige pagamento para apagá-las
Os smartphones servem para tudo o que se farias com seu computador, inclusive de maneira mais simples graças à grande quantidade de aplicações, por suposto, incluindo as dirigidas ao público adulto. Quem baixou a app Adult Player para Android, esperava passar um bom momento com materiais para maiores de 18 anos e não em se transformar em vítima de um chantagem, já que esta aplicação tirava fotografias de seus usuários enquanto era utilizada e depois exigia dinheiro para apagá-las.
Os delinquentes cibernéticos sabem bem como buscar suas vítimas, enganá-las e depois exigir dinheiro, sendo a chantagem uma das formas mais comuns através do chamado ransomware, um tipo de malware que sequestra o dispositivo ou parte deste e exige um pagamento para liberá-lo.
Desta vez, o golpe veio em forma de fotos proibidas tiradas pelo aplicativo malicioso para Android. O Adult Player, prometia material pornográfico grátis, e mediante uma suposta atualização de software, passava a controlar a câmera do tablet ou smartphone tirando fotos enquanto o usuário utilizava a aplicação. Supomos que, pelo tipo de material oferecido pela, estas imagens tomadas sem permissão deveriam conter muitos nus.
Uma vez que o malvada aplicativo conseguia as fotos que queria, bloqueava o dispositivo com alguma das imagens tiradas exibidas na tela, exigindo o pagamento de um resgate de 500 dólares para devolver o controle.
Todo dispositivo ligado a internet está em risco de ser vítima de hackers ou delinquentes informáticos, mas há quem assuma riscos extras, tal qual as pessoas que instalam aplicações como estas que não são oferecidas nas lojas oficiais, nesse caso o Google Play, caindo em uma armadilha.
Os especialistas indicam que nunca há que pagar ante a presença de ransomware nem também se assustar. Se você sabe programação, tente dar um jeito buscando instruções na própria web e, em caso contrário, procure algum amigo ou técnico em o que possa confiar para solucione o problema.
Via | IBTimes.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!