Por casualidade descobrem uma proteína que poderia combater todos os cânceres

LuisaoCS

Por casualidade descobrem uma proteína que poderia combater todos os cânceres

Por casualidade, graças à aerendipidade -os pesquisadores toparam com esta molécula enquanto pesquisavam ratos com mutações genéticas-, um grupo de cientistas britânicos do Imperial College de Londres afirma ter descoberto uma nova proteína, LEM ("lymphocyte expansiona molecule", molécula de expansão de linfócitos), que é capaz de produzir grandes quantidades de linfócitos T, que combatem o câncer. O estudo foi publicado recentemente na revista Science.

Segundo Philip Ashton-Rickardt, da Seção de Imunologia do Departamento de Medicina do lmperial College:

- "Pode ser um ponto de inflexão para tratar um grande número de cânceres e vírus".

O autor do estudo, realizado junto a pesquisadores da Universidade Queen Mary de Londres, a Harvard Medical School e o ETH Zurique, explica que se trata de uma forma completamente nova de tratar o câncer, e o próximo passo deve ser desenvolver uma terapia genética baseada na produção de dita proteína.

Os pesquisadores acham que poderão começar a testar este método em humanos dentro de três anos. Uma futura terapia genética baseada na produção de mais linfócitos T pode ser mais efetiva e muito menos devastadora que os tratamentos atuais, como a quimioterapia.

- "Ninguém a tinha visto antes ou nem sequer era consciente de que existia. Não se parece a nenhuma outra. As células cancerígenas têm formas de suprimir a atividade dos linfócitos T, o que lhes permite escapar do sistema imunológico. Desenhar de forma genética células T para que aumentem sua habilidade para combater o câncer é um objetivo antigo e as técnicas para modificá-las já existem".

Via | Science Daily.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!