Perder peso sem fazer exercício? Talvez seja possível

LuisaoCS

Todos sabemos que não há atalhos para perder peso: é questão de comer bem e de forma saudável, exercitar-se e dormir o suficiente. Mas... e se tivesse um método rápido para ficar em forma? Se existisse uma cápsula mágica que substituísse o exercício?

Um grupo de cientistas da Universidade de Southampton, na Inglaterra, crê estar perto da solução. Segundo um estudo publicado na revista Chemistry and Biology, estes pesquisadores conseguiram sintetizar uma molécula que imita os efeitos do exercício e faz com que as células achem que ficaram sem energia.

A nova molécula, chamada composto 14, inibe o funcionamento de uma enzima denominada ATIC, o que por sua vez leva ao acréscimo de uma substância chamada ZMP. O aumento nos níveis de ZMP é o que engana à célula e faz com que esta ache que ficou sem energia ao ativar um sensor denominado AMPK. Como resposta, as células estimulam o metabolismo e a absorção de glicose.


Segundo o Dr. Ali Tavassoli, um dos coautores do estudo, há muitas provas de estudos anteriores que sugerem que a ativação seletiva do AMPK com uma molécula pequena poderia proporcionar benefícios positivos para o tratamento de várias doenças, inclusive a diabetes tipo 2:

- Esta molécula é muito promissora como potencial agente terapêutico", agregou Ali.

Segundo números da Organização Mundial da Saúde, em 2014 a diabetes afetou 9% da população adulta a nível mundial. Se conseguirem levar os benefícios desta descoberta ao público em geral, esta molécula poderia mudar milhões de vidas.

Ainda que os pesquisadores chegaram a conclusões muito interessantes, ainda não podemos falar de um substituto para o exercício físico.

Em primeiro lugar, o composto ainda deve ser testado em humanos já que, até agora, só foram realizados estudos com ratos. Os pesquisadores trabalharam com dois grupos de animais: um com uma dieta e peso corporal normal e outro com uma dieta alta em gorduras que os tornou obesos afetando sua tolerância à glicose.

Para os ratos obesos, o experimento foi muito bem sucedido; perderam 5% de seu peso corporal e estabilizaram seus níveis de glicose. Para os outros, no entanto, o composto não teve maiores efeitos.

Ademais, os benefícios do exercício físico vão bem mais além da perda de peso. Exercitar-se com frequência pode melhorar nosso humor e até poderia mudar a estrutura de nosso cérebro e por agora não sabemos se esta cápsula mágica poderia recriar também estes efeitos.

♪♫ "Quando eu morrer eu quero espaço no caixão para ir pagando canguru e flexão!" ♪♫ Vamos lá gente!!!

Via | Science Daily.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!