Escutar heavy metal nos deixa mais tranquilos e otimistas, segundo estudo
Apesar de todo o estereótipo da pinta de malvado, as roupas pretas rasgadas, as melenas desalinhadas e o solo frenético da guitarra e as vozes as vezes guturais e demoníacas, o heavy metal ou o punk não potencializam uma atitude agressiva, segundo um recente estudo publicado na revista Frontiers in Human Neuroscience. Na verdade o que faz é "regular a tristeza e aumentar a positividade".
Ademais, os níveis de irritabilidade, estresse e hostilidade são reduzidos consideravelmente depois de escutar uma canção do gênero. Para chegar a esta conclusão tão contraintuitivas monitoraram um grupo de pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos enquanto escutavam este tipo de música junto a peças de controle, incluindo bandas como Parkway Drive, Slipknot, Metallica, Judas Priest, System Of A Down e Manowar.
A maioria dos fãs do heavy, ademais, são pessoas dóceis, introvertidas e pacíficas, tal e qual sugere um outro estudo liderado por Adrian North, da Universidade britânica de Heriot-Watt, cuja pesquisa on-line foi preenchida por 36.000 internautas de todo o mundo. Segundo a pesquisa de North, portanto, podemos dizer que os fãs do heavy metal se parecem muitíssimo aos fãs da música clássica.
Outro estudo da Universidade australiana de Queensland, liderado por Felicity Baker e William Bor, confirma esta ideia, descartando que a música seja um fator causal do comportamento antissocial.
Via | Independent.
Notícias relacionadas:
Comentários
Eu já sabia.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!