Cabo submarino ligará América Latina e Europa sem passar pelos EUA
As grandes companhias da Internet têm seus escritórios centrais nos Estados Unidos, assim como também os grandes centros de espionagem como a NSA. Como assegurar que o governo estadunidense não possa meter seu nariz na rede? Ao que parece uma das opções seria a criação de uma rede entre América Latina e Europa que não passará por território norte-americano.
A Rede BELLA (Building Europe Link to Latin America), projeto ao qual a União Européia destinou 25 milhões de euros, justamente pretende ser o bypass aos organismos de espionagem dos Estados Unidos, como a NSA. Até agora o 90% do tráfego de dados mundial que viaja através de fibra óptica pode ser interceptado pelo organismo de espionagem americano, segundo assinalou Edward Snowden.
A rede BELLA e o cabo EulaLink são bem mais que uma conexão submarina. Este projeto unirá à União Européia com Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Venezuela através de um cabo terrestre. Conquanto a comunidade européia disporá de 25 milhões de euros para esta conexão, este fundo não será suficiente, motivo pelo qual existirá uma colaboração público-privada.
Em termos práticos, o projeto permitirá reduzir o atraso através da comunicação direta, o que se traduz em novas opções de conectividade remota de sistemas como o LHC de Genebra ou o Observatório de Atacama no Chile.
Via | Diario.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!