As bioluminescentes lulas-vagalume da baía de Toyama

LuisaoCS

As bioluminescentes lulas-vagalume da baía de Toyama

Todos os anos, entre março e junho, os 14 km da linha costeira da baía de Toyama, no Japão, ficam iluminados em azul. O show de luzes eletrizante não é feita pelo homem; é um fenômeno natural, causado por milhares de cefalópodes bioluminescentes conhecidas como lulas-vagalume (Watasenia scintillans). Estas criaturas fascinantes normalmente vivem a mais de 350 metros de profundidade, mas são empurradas para a superfície por ondas durante a temporada de hotaru ika (lula-vagalume).

A bioluminescência desse cefalópode é produzida por um órgão chamado fotóforo, presente em torno de seus olhos e em cada um de seus tentáculos. Estes fotóforos contêm substâncias químicas que produzem luz que são responsáveis pela bioluminescência da lula. Vagalumes tem fotóforos semelhantes, e por isso essas lulas receberam este nome.


As bioluminescentes lulas-vagalume da baía de Toyama

A chegada da lula-vagalume cria uma atmosfera festiva ao longo da costa: é quase como um encontro anual da espécie. Milhares de lulas coordenam sua luz azul profunda piscando em uníssono ou em padrões infinitos, criando um efeito cintilante.

Cada padrão tem uma finalidade diferente: atrair pequenos peixes, que servirão para a sua alimentação, misturar-se ao reflexo de luz para se proteger dos predadores e chamariz de acasalamento. A estação traz milhares de turistas para a região, que se reúnem na baía para admirar a exibição única de luzes.

Ah, sim... a lula-vagalume é considerada uma iguaria no Japão, e há muitas maneiras de comê-la: crua, grelhada, cozida ou em tempura. Os moradores locais preferem estourar os olhos da lula recém-capturada e engoli-la inteira. Há também sushi e sashimi de lula fresca que pode ser emparelhado com alguns copos de saquê.

Via | BBC Travel.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!