Microsoft, Google e Mozilla aliam-se para melhorar a Internet
A união faz a força, e isso parece estar acontecendo com a Microsoft, Google, Mozilla e a equipe do projeto Webkit; que reuniram esforços para desenvolver o WebAssembly, um formato binário para compilar aplicações para a web.
A linguagem que domina a rede hoje, é o JavaScript. O problema, é que tem certas limitações que se foram complementando com adequações que cada empresa ou programador realiza por separado. A ideia principal do WebAssembly, é unir todos esses esforços, em um só.
WebAssembly compila-se em C e C++, mas outras linguagens de programação irão se integrando com o tempo; e o código pode ser executado dentro de um motor JavaScript em um tempo bem mais rápido que usando outros métodos. A intenção principal deste projeto, é que todos os programadores utilizem WebAssembly, e possa ser convertido em um padrão web que possa ser implementado em todos os navegadores.
WebAssembly é feito em um formato binário porque permite uma maior compressão de dados que o JavaScript, além de que é mais rápido de decodificar o código binário, o que aceleraria a rede.
Soluções similares já foram desenvolvidas em separado entre Google e Mozilla, mas como eram esforços individuais, não conseguiram muito alcance. Com este projeto, ao estar unidos, o impacto seria por igual e a grande escala. Ou ao menos isso é o que pretendem os envolvidos.
WebAssembly está em sua fase inicial, mas se aproximam meses interessantes para ter, em um futuro próximo, uma internet bem mais rápido.
Via | TechCrunch.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!