Editorial empreende guerra contra sites que compartilham artigos científicos
A editorial acadêmica com base em Amsterdã, Elsevier, a maior na publicação de livros de medicina e literatura científica, investiu forte contra os projetos Library Genesis e o buscador Sci-Hub, denunciando-os ante o tribunal do distrito de Nova Iorque por temas relacionados a direitos autorais com a clara intenção de que sejam fechados.
Ambos projetos na Internet correspondem justamente às plataformas mais populares para acessar trabalhos acadêmicos de forma gratuita. De acordo com o Torrent Freak, estes sites são usados especialmente em países em via de desenvolvimento onde ter acesso a publicações desta índole é relativamente caro.
Conquanto a maioria das universidades conta com acessos à plataforma ScienceDirect, um dos sistemas de distribuição de Elsevier, o custo do acesso impede que tanto alunos quanto outros interessados em ciências possam ler estes catálogos de forma direta.
A Elsevier foi muito criticada junto a outras editoriais por sobrepor o lucro à difusão da ciência, ao boicotar este tipo de plataformas. No entanto, tudo parece indicar que é muito provável que Elsevier ganhe a briga com esta denúncia. E mais, usuários de diferentes latitudes indicam que vários domínios da Library Genesis não estariam funcionando nem também os lugares que funcionam como espelhos.
Infelizmente, o elitismo intelectual e acadêmico conta com um lobby muito grande. Qualquer tentativa de popularizar a ciência ou criar iniciativas que visam permitir que pessoas menos abastadas possam cursar uma universidade, por exemplo, de medicina, são prontamente boicotadas para manter o status quo.
Via | Torrent Freak.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!