Aliança entre babuínos-gelada e lobos parece o início de uma domesticação
As alianças entre espécies são uma das formas em que a evolução se manifesta para assegurar a sobrevivência dos indivíduos. Há pouco, por exemplo, estudos exploravam a lealdade que o Homo sapiens conseguiu dos primeiros lobos domesticados no momento de caçar para obter alimento.
Faz alguns dias, Vivek Venkataraman, primatologista do Dartmouth College, realizou uma estadia de observação de uma destas sociedades e o resultado poderia parecer surpreendente. Na chapada de Guasa, no norte da Etiópia, parece que certos grupos de babuínos-gelada (Theropithecus gelada) estabeleceram um pacto com os lobos-etíopes (Canis simensis): os predadores podem ser vistos passeando entre os geladas sem que nem um nem outro se ataquem entre si.
Venkataraman e sua equipe seguiram durante 17 dias os lobos que se infiltravam entre os grupos de macacos e notaram que o propósito e o benefício que obtinham deste comportamento era a possibilidade de caçar roedores com maior facilidade. Os gelada, por sua vez, não mostraram nenhum tipo de alarme ou precaução quando os lobos caminhavam perto deles ou de suas crias e, por outro lado, os lobos também não atacavam nenhum macaco.
Nestas condições, o sucesso da caçada do também chamado lobo-abissínio foi de 67%, enquanto ao fazê-lo por sua própria conta (isto é, sem juntar-se aos grupos de gelada) foi de 25%.
Cabe mencionar que durante o período de observação do cientista houve uma ocasião em que um dos lobos tentou levar um bebê de gelada para comer. Então os macacos atacaram-no, fizeram que soltasse o filhote, e o "escoltaram" para fora do território da manada e registraram suas características para impedir que esse lobo em específico voltasse.
Até agora parece que a única espécie beneficiada nesta relação é a dos lobos, no entanto, muito possivelmente a "parceria" também deve estar beneficiando os geladas de alguma forma que não pôde ser observada nestes poucos dias. Os cientistas se perguntam se talvez isto poderia ser tomado como os primeiros sinais de um processo de domesticação.
Via | NewSci.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!