Um diminuto robô de origami que pode correr, nadar e escalar
Que pode ser mais encantador do que uma miniatura de origami que dobra sozinha e ademais corre e nada? Poucas coisas, sem dúvida. O robô foi apresentado na Conferência 2015 da ICRA (Sociedade de Robótica e Automação de Seattle) e ao que parece cativou todos os assistentes no congresso.
Trata-se de uma placa plana com um magneto que dobra por si mesmo em poucos segundos e, quando esgotou suas atividades no mundo, se dissolve por completo em acetona. É a primeira vez que um robô consegue mostrar seu ciclo completo de vida e, eventualmente, o estará fazendo dentro de seu corpo.
O diminuto robô foi feito de magneto e PVC envolvido em cortes a laser de papel e polietileno. Pesa só 0,31g e mede 1,7cm por lado. Uma vez que é colocado em um elemento quente, o PVC se contrai nos lugares onde há cortes laser e se dobra para tomar forma.
Mas não só é adorável e auto-sustentável, senão que tem várias vantagens sobre um magneto comum: sua habilidade de flutuação e sua capacidade de realizar tarefas como mover objetos e cavar. Este não é o único desenho que pode ser usado; ele pode ser otimizado para realizar qualquer tarefa que alguém queira conseguir a pequena escala.
Os criadores, Shuhei Miyashita, Steven Guitron, Marvin Ludersdorfer, Cynthia R. Sung e Daniela Rus do MIT e TU Munich estão trabalhando na proposta de usá-lo no campo da medicina para limpar o sangue ou realizar tarefas magnéticas. Não é a primeira vez que o origami resolve problemas da medicina, mas é a primeira vez que, para dizer assim, tem uma vida (e uma morte) própria.
Via | Ieee.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!