Cadaverina é só um nome gente!
Eu canso de ler e ouvir que a dieta vegana é saudável, mas como uma dieta pode ser saudável se há a necessidade de fazer suplementação de:
- de Cálcio para não perder densidade óssea e enfraquecimento dos dentes;
- de Ferro para não ficar fraco nem merma de massa encefálica com consequente perda de processo cognitivo;
- de Zinco para não pegar infecção e nem perder fios de cabelo;
- de B12 para não ficar anêmico, sem metabolismo, chato e mau humorado.
Mas isso é só a ponta do iceberg, eu poderia citar mais um monte de deficiências desta dieta, como a falta de proteína animal e seus aminoácidos essenciais (massa muscular e saúde dos ossos), a creatina (músculos e cérebro), a carnosina (contra o envelhecimento), o ácido docosa-hexaenoico (anti-oxidante), o colesterol (testosterona) e um grande etcétera que vou enumerar em um outro artigo mostrando que a dieta vegetariana não tem nada de diferente das dietas malucas deficitárias da moda. Assim como existem alguns nutrientes, proteínas e vitaminas que só podem ser obtidos a partir do reino vegetal (como a vitamina C) há os que só podem se originar no animal. Mas por hoje vamos falar apenas sobre as poliaminas.
Nesta semana li no FB uma iluminada vegetariana dizendo que sua alimentação era saudável porque ela não comia cadaverina e nem putrescina. Quando tentei explicar o seu total equívoco, ela, envergonhada, apagou o seu comentário e sumiu da minha timeline.
A cadaverina é uma vítima. Teve a má sorte de ter esse nome porque a primeira vez que a advertiram foi em um cadáver. A putrescina teve o mesmo azar, foi batizada com nome tão feio porque a primeira vez que foi evidenciada também estava em um corpo em decomposição que obviamente cheirava terrivelmente mal. Ainda tem a espermina e a espermidina, que se salvaram um pouquinho porque os cientistas viram-nas pela primeira vez no líquido espermático do homem.
Estas quatro substâncias fazem parte do grupo das poliaminas, que têm estrutura química e funções muito similares. Mais viva do que morta a cadaverina não é exclusiva dos cadáveres. Esta substância é encontrada no homem, animais e plantas, seres vivos onde é crucial para regular o crescimento.
Sem estes hormônios (que temos desde pequenos) cresceríamos muito pouco, teríamos deficiências. Inclusive existem estudos em hormônios vegetais que experimentaram com grande sucesso a aspersão ou injeção de poliaminas nos vegetais para aumentar seu crescimento.
A função específica da cadaverina e em geral das poliaminas é regular a divisão celular, sua multiplicação. Em outras palavras são hormônios do crescimento. Nos animais e no homem atuam como neurotransmissores no cérebro, e regulam a geração de novas lanosidades intestinais, entre muitas outras funções.
E nas plantas são cruciais porque ajudam quando estas são submetidas a condições ambientais extremas, como geadas, secas, alta ou baixa temperatura. Por exemplo, protegem os feijões do frio intenso. Quando as plantas são submetidas a estas condições de estresse, aparecem as poliaminas na célula e protegem a planta para que não morra.
Notícias relacionadas:
Comentários
Depende do motivo que leva uma pessoa a adotar essa dieta.
Nenhum argumento me faz voltar a comer nenhum tipo de carne...não consigo conceber restos de animais cruelmente criados e sacrificados fazendo parte da minha alimentação, no entanto, não fico tentando catequizar ninguém, cada um come o que quiser.
Faço complementação e fico em paz comigo mesma.
Obrigada! Esse artigo vai me ajudar a autodefesa com um vegetariano.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!