Por que algumas pessoas são mais emocionais do que outras?

LuisaoCS

Por que algumas pessoas são mais emocionais do que outras?

De acordo com um novo estudo, nossos genes podem influenciar quão sensíveis somos à informação emocional. Os resultados revelam que existe uma variação nos genes que faz com que algumas pessoas experimentem os aspectos emocionais com mais nitidez perceptiva que os aspectos mundanos (ainda que aquele que carrega esta "variação genética" o saberá de antemão).

A autora do estudo, Rebecca Todd, diz que as pessoas realmente vêem o mundo de maneira diferente. Para as que levam esta variação genética, as coisas emocionalmente relevantes do mundo são bem mais realçadas.


O gene em questão é o ADRA2b, que influencia o famoso neurotransmissor noradrenalina. Rebecca já tinha descoberto que os portadores desta variação genética -ao redor de 50% das pessoas, ainda que em diferentes níveis- mostravam bem mais atenção às palavras negativas que o restante, mas agora que escaneou os cérebros de 36 participantes, 21 dos quais eram portadores da variação, suas expectativas foram ultrapassadas.

Os portadores da variação do gene mostraram significativamente mais atividade em uma região do cérebro responsável por regular as emoções e avaliar tanto o prazer quanto a ameaça. A doutora acha que isto pode servir para explicar por que algumas pessoas são mais susceptíveis ao transtorno por estresse pós-traumático ou a ter memórias intrusivas após um trauma.

As emoções não são apenas a maneira em que vemos o mundo; são também a forma em que nosso cérebro influencia nossa percepção do mundo. Quanto mais "emocionais" sejamos, tantas mais coisas realçam a uniformidade mundana para dizer-nos algo, e ainda que esta não seja a maneira mais fácil de viver, agora sabemos que está escrito nos genes e que há centenas de maneiras de aproveitar sua transcendente potência. O primeiro exemplo de Rebecca de um portador desta variação é Marcel Proust:

- “Ele mordeu uma madalena e depois escreveu sete volumes de memórias", diz. "Provavelmente também era emocionalmente sensível e certamente criativo. Ele é um clássico portador da variação".

Via | Science Daily.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!