Cientistas ganham prêmio por criar método efetivo para dessalinizar água com energia solar

LuisaoCS

Pesquisadores do Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT) apoiados pela companhia Jain Irrigations Systems conseguiram ganhar o prêmio Desal 2015 com um projeto em que propõem um método de dessalinização de água de baixo custo potencializado com energia solar.

O método de nome eletrodiálise é um projeto que está sendo desenvolvido há vários anos no MIT. Este ganhou por cumprir de maneira correta com os três requerimentos para o prêmio Desal: ser eficiente, sustentável e de baixo custo.

A eletrodiálise funciona fazendo passar uma corrente de água entre dois eletrodos com cargas opostas. Como o sal dissolvido na água consiste em íons positivos e negativos, os eletrodos expulsam os íons para fora da água, deixando a mais fresca no centro da corrente. Uma série de membranas separa o fluxo de água potável dos fluxos cada vez mais salgados.

O uso de membranas em outros métodos de dessalinização com energia solar não é novo, mas com o método do MIT pode ser extraído até 90% de água potável do líquido salgado original. Com outras técnicas o máximo que conseguiram extrair foi até 60% de água doce.

Via | Science Alert.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!