As falsas lembranças provocadas pela cannabis

LuisaoCS

As falsas lembranças provocadas pela cannabis

A distorção das lembranças parece estar associada ao abuso de cannabis, segundo sugere um novo estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Biomédicas do Hospital de São Paulo e da Universidade Autônoma de Barcelona, e que foi publicada na revista Molecular Psychiatry.

Outros estudos já haviam comprovado que a maconha pode incorrer em problemas na memória, e agora, ademais, chegaram a conclusão que o uso crônico da droga induz lembranças fictícias.

O experimento foi realizado com um grupo de consumidores crônicos da cannabis e um grupo de controle, que se submeteram a um teste de memória com palavras. Depois da memorização das palavras, os voluntários viram as palavras antigas junto a palavras novas tanto relacionadas semanticamente com as primeiras quanto sem nenhuma relação. Os participantes tinham que recordar quais palavras pertenciam ao primeiro grupo, as que tinham memorizado anteriormente.

Os resultados foram contrastados com testes de imagem por ressonância magnética e mostraram os consumidores de cannabis em franca pior posição. Ademais, os escâneres cerebrais mostraram uma menor ativação nos cérebros dos consumidores de maconha na área associada ao processamento das lembranças e do controle dos recursos cognitivos.

O estudo encontrou estes déficits de memória apesar de que alguns participantes já haviam abandonado o consumo da droga um mês antes da realização do teste.

Via | Sinc.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!