O vínculo entre um cão e seu dono é similar ao de uma mãe com seu filho

LuisaoCS

O vínculo entre um cão e seu dono é similar ao de uma mãe com seu filho

O carinho ou amor que sentimos por nossos amigos caninos (e o que recebemos por sua vez) tem uma razão importante. Vários experimentos realizados por uma equipe de cientistas do departamento de Ciência Animal e Biotecnologia da Universidade Azabu (Japão) demonstraram que o hormônio do amor, a oxitocina, é a que, com a evolução deste animal junto a seu melhor amigo, criou uma conexão tão forte quanto a que se cria a nível biológico entre pais e filhos. Assim, o simples contato visual entre o cão e seu dono fortalece seus vínculos afetivos, segundo conclui o estudo publicado na revista Science.

A oxitocina, essa substância química que atua como neurotransmissor no cérebro, não só gera vínculos afetivos entre os seres humanos senão que também entre outras espécies, concretamente os cães. Para demonstrá-lo, os pesquisadores realizaram vários experimentos com 30 cães (15 fêmeas e 15 machos) de diferentes raças e idades, e seus donos (24 mulheres e 6 homens).


Em um deles, cães e donos foram conduzidos a uma sala onde permaneceram durante 30 minutos, enquanto os cientistas registraram suas interações. Os níveis de oxitocina de ambas espécies (medido través de sua urina) aumentaram depois do contato visual prolongado. Assim, quanto mais contato visual tinham os donos com seus cães, maior era o aumento nos níveis deste hormônio no cérebro.

- "Quando cão e dono se olham, ambos mostram um aumento da oxitocina", afirma Sinc Takefumi Kikusui, líder do estudo.

As conclusões do estudo são claras: humanos e cães reforçam seus vínculos biológicos num circuito neuronal impulsionado pela oxitocina, da mesma forma que se constrói entre indivíduos da mesma família. E a forma de criar e reforçar este vínculo é simples e direto: uma simples olhada recíproca.

Posteriormente, o mesmo experimento foi feito com lobos domesticados. Ao invés do que ocorreu com os cães, os lobos não buscaram o olhar dos humanos, ainda que tenham sido criados por eles e seus níveis de oxitocina não aumentaram:

- “Os lobos que têm uma relação muito estreita com seus criadores não podem estimular a oxitocina neles, possivelmente devido à falta de contato visual. O uso deste contato visual para o dono é diferente entre os cães e os lobos, e esta é a razão pela qual os lobos não têm este tipo de vínculo com os humanos", explica Kikusui.

Via | Guardian.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!