Como utilizar o Windows XP com segurança

Vagner

Como utilizar o Windows XP com segurança

Há exatamente um ano, a Microsoft encerrou definitivamente o seu suporte técnico ao sistema operacional Windows XP. Dessa forma, os usuários que ainda utilizam esse sistema, não contam mais com a assistência da empresa. Se houver algum problema quanto à utilização do mesmo, a única solução é procurar ajuda em fóruns ou sites especializados.

Além do suporte técnico, a empresa também acabou com as atualizações de segurança, que até então corrigiam bugs existentes no Windows XP. De lá para cá não há mais atualizações disponíveis no Windows Update, o que pode evidenciar que durante este tempo o Windows XP tenha se  tornado um verdadeiro campo minado.


A Microsoft diferiu o término dos serviços de suporte do Windows XP em pelo menos cinco ocasiões, e quando isso finalmente aconteceu o sistema era o segundo mais utilizado no mundo todo com uma cota de mercado de 24%. Um ano depois, o Windows XP continua firme no segundo posto com uma cota de 17%.

Se você for uma dessas pessoas que não abandonam o Windows XP por nada, confira essas dicas para se manter seguro quando estiver utilizando o seu computador. Através delas você terá um mínimo de segurança, até porque é imprevisível saber quando um sistema tão antigo como o Windows XP apresentará problemas.

Utilize um bom antivírus e um firewall

Como utilizar o Windows XP com segurança

Um antivírus é extremamente essencial para manter o nosso computador em dia com a segurança. Porém dificilmente o seu computador estará seguro utilizando um antivírus grátis, como o Avast free por exemplo. Neste caso é de extrema importância utilizar um antivírus que agregue mais poder, e migrar para um software pago é a única solução para se ter um software que faça uma proteção completa.

Entre as melhores alternativas do mercado podemos citar o Eset Nod 32, o Norton e o Kaspersky por exemplo. Esses são alguns do melhores antivírus do mercado, eles possuem proteção completa, e inclusive para serviços de trocas de mensagens e e-mails. 

Um firewall também é imprescindível, procure utilizar um bom firewall para gerenciar  a sua rede. O Windows oferece o serviço, todavia na minha opinião o firewall genuíno do Windows é fraco, portanto é interessante utilizar uma aplicação externa para tal. Qualquer dúvida apele para o fácil e valente Sygate Personal Firewall.

Não entre em sites suspeitos

Como utilizar o Windows XP com segurança

Existem na internet diversos sites perigosos para se acessar, muitos deles existem com a finalidade de roubar informações do computador de quem os acessa. O próprio navegador da internet, às vezes, bloqueia alguns domínios pelo fato desses sites estarem listados em blacklists.

Alguns outros sites que ainda não foram rastreados pelos robôs dos buscadores podem não ser detectados pelos browsers. Por isso é imprescindível que você utilize um bom antivírus que faça essa detecção e impeça que o seu computador acesse aquele domínio. Fique sempre atento em sites que abrem janelas pop-up e que "pipoquem" botões pedindo que instale algo ou que seu computador está desatualizado. Nunca, jamais, clique nesses botões. Apenas fecha a Aba/Guia do navegador.

Cuidado com arquivos de  pendrive

Como utilizar o Windows XP com segurança

Se houver arquivos no seu pendrive, ou em um dispositivo emprestado por uma amigo, faça um escaneamento no mesmo em outro computador caso ainda não tenha um bom antivírus na sua máquina. Muitos malwares e vírus comuns ficam escondidos entre arquivos de músicas, fotos e vídeos. O grande problema é que muitas das vezes o antivírus free não faz a detecção da aplicação maliciosa, obviamente se a programação por traz do vírus for nova e ainda desconhecida para o anti-vírus.

Evite também baixar arquivos duvidosos, isso pode acarretar uma série de problemas à sua máquina. Por isso procure sempre averiguar se um arquivo ou site é de confiança, isso com certeza irá evitar possíveis sérios ao  seu computador.

Não utilize o Outlook

Como utilizar o Windows XP com segurança

O Outlook é o serviço responsável pelo gerenciamento das contas de e-mail. Se quisermos ter todas as nossas contas de e-mail centralizadas em apenas um local, basta utilizarmos o Outlook Express. Todavia não é aconselhável o uso desse software com o Windows XP, porque uma das principais artimanhas dos hackers é enviar mensagens com pragas anexadas para diversos usuários, que ao abrirem esses anexos automaticamente contaminam o computador, que então passa a ser uma marionete, um computador-zumbi.

E como o Windows XP já está bem obsoleto, evite ao máximo a utilização desse software, que pode ser uma grande porta de entrada para situações de risco. É recomendável que você utilize a sua conta de e-mail apenas em computadores com sistemas mais modernos.

Simplesmente não utilize a internet

Como utilizar o Windows XP com segurança

Não utilizar a internet pode ser uma das grandes soluções para manter o Windows XP com um mínimo de segurança. Porém é quase impossível de se imaginar um computador sem acesso à rede. Neste caso fica a critério de cada um a utilização ou não da internet, tudo depende da necessidade existente.

Entre as principais vantagens em não se utilizar a internet no Windows XP, está o  fato de que não haverá portas de entradas para arquivos ou sites maliciosos. Além disso, mesmo que o seu computador esteja infectado por um malware, ele não conseguirá se comunicar com o seu respectivo desenvolvedor pelo fato de não haver uma conexão com a rede.

Se optar por utilizar a internet no seu Windows XP, procure manter o seu antivírus sempre atualizado, e não baixe arquivos aparentemente inseguros ou de fontes duvidosas. Ademais nunca use o Internet Explorer que no XP permite a atualização até a sua versão 8, cheia de buracos e que não renderiza integralmente com as tecnologias mais recentes. Prefira o Chrome ou o Firefox. Fazendo isso será possível ter um pouco de segurança no seu Windows XP, por mais que o sistema apresente riscos sérios devido à falta de atualizações.

Abandone o Win XP e instale a última versão do Windows

Como utilizar o Windows XP com segurança

Pese que esta seja a medida mais evidente, muitas pessoas se recusam a largar o XP achando que seu PC ou Notebook não irá suportar o novo software. Ledo engano. O Windows 8.1 é tão ou mais leve que o XP (sério) e oferece novas apps, vantagens e sistemas seguros que você nunca vai encontrar no velho, bom, mas surrado XP.

Via | O Notebook.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Como demoram pra enterrar um defunto!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!