O universo como processo: a beleza das reações químicas
Uma forma de ver o universo é como uma gigantesca reação química que iniciou provavelmente há 14,5 bilhões de anos com uma primeira expansão. Este único processo de expansão e complexificação da matéria continua até hoje. O universo é uma correnteza que arrasta todos os seres em seu curso. Um só movimento que inclui todos os movimentos. Somos como cristais crescendo em uma solução, enzimas dentro do metabolismo cósmico, reações que brotam em um rio de energia e desaparecem na espuma quântica.
O Instituto de Tecnologia Avançada da Universidade de Ciência e Tecnologia da China demonstrou uma notável sensibilidade estética com estes vídeos que seguramente lhes permitem reunir fundos. A beleza da química, a beleza do interior da matéria, a beleza do que une e separa, dissolve e coagula. Imagens que nos fazem vislumbrar as transmutações perpétuas, a dança da água e do fogo e sua coreografia de formas geométricas.
Ver os segredos das forças que animam a matéria e a vida -as miríficas reações que estão ocorrendo neste instante dentro de você e ao seu redor- nos ajuda a entender o que tinha em mente Rosa Luxemburgo quando disse "Não é possível explicar a magia da vida a alguém que não consegue percebê-la nas coisas mais pequenas".
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!