O mistério da estranha epidemia de sono em uma cidade do Cazaquistão

LuisaoCS

O mistério da estranha epidemia de sono no Cazaquistão

Kalachi é uma pequena cidade situada no norte do Cazaquistão, uma das várias repúblicas formadas após a desintegração da União Soviética, um lugar que apesar de suas dimensões reduzidas se tornou notícia internacional porque, surpreendentemente, centenas de seus habitantes estão experimentando um raro transtorno: uma noite vão à cama e dormem, mas acordam apenas vários dias depois, com uma perda notável de memória.

Este estranho fenômeno começou a ser detectado em 2010, quando reportaram os primeiros casos. Mais tarde, em 2013, ditos relatórios aumentaram, e então detectaram que além dos períodos de sono excessivo as pessoas também experimentavam tontura, fadiga extrema e incapacidade para se manter de pé.

A partir de então médicos e pesquisadores transladaram-se ao povoado para realizar diversos testes, nenhum das quais esclareceu o assunto. Ao que parece não havia bactérias ou vírus que estivessem provocando o padecimento e também não encontraram nenhum elemento no ambiente como radiação.

Até agora a situação é um enigma, mas as pesquisas mais recentes sugerem que o clima local -continental, quase desértico, quente no verão e muito frio no invernos- se combine com a atividade das indústrias que ali se encontram para impedir que as emanações de dióxido de carbono e outros gases tóxicos se dispersem no ar e, pelo contrário, se assentem a um nível respirável para os habitantes.

Esta explicação, no entanto, funciona para sintomas como o enjoo, as dores de cabeça e inclusive o vômito, mas não para os períodos de sono de dias, mistério que ainda persiste.

Via | Alternet.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!